Como Conservar seu veículo, nos mínimos detalhes

Pneus

Os pneus têm grande responsabilidade no conforto ao dirigir. A sua vida útil é estimada em aproximadamente 100.000 km, se usado corretamente, Cuidar dos pneus requer uma certa disciplina. A calibragem, conforme indicação do Manual do Proprietário, deve ser feita a cada 15 dias, sempre pela manhã, com os pneus ainda frios. Alinhamento e balanceamento são recomendáveis a cada três meses, na troca ou reparo dos pneus ou se o carro apresentar trepidações no volante. Outro fator altamente recomendável é o rodízio dos pneus a cada 5.000 km. Além de prolongar a vida útil dos pneumáticos, essas medidas garantem melhor dirigibilidade e evitam que peças da suspensão não se desgastem prematuramente.

Pneus “carecas” representam grande risco ao motorista. Comprometem a frenagem correta, não garantem a estabilidade nas curvas e, em pisos molhados, o risco de acontecer uma aquaplanagem torna-se praticamente inevitável.

Também a probabilidade de o pneumático furar quando está desgastado é extremamente maior. Neste caso, um furo ou estouro com o veículo em movimento pode significar um grave acidente, comprometendo a sua vida e de sua família, sem contar a vida de pedestres e terceiros, que nada têm a ver com os cuidados que você toma com o seu veículo. Pense nisso.

Existe uma pequena imagem do Bib situada no ombro dos pneus Michelin, marcando a localização do indicador de desgaste na banda de rodagem. Esses indicadores são pequenas saliências no fundo dos sulcos ou esculturas.

Se a profundidade do sulco chegar ao nível dessa saliência (limite de 1,6 mm), os pneus deverão ser trocados, pois você estará correndo risco, além de estar violando a legislação vigente. A Michelin recomenda que não se deixe chegar a esse ponto.

O que devo fazer para que meus pneus durem mais?

Verifique a pressão dos pneus quinzenalmente e, principalmente, antes de um trajeto de longa distância ou que exija alta velocidade. A pressão correta é um fator de segurança e de durabilidade. Essa verificação deve ser efetuada "a frio" (menos de três quilômetros rodados).
A cada troca de pneu, substitua a válvula ou a câmara, pois ela se deteriora sob a ação da força centrífuga. Ela garante a vedação e torna mais longa a vida útil do seu pneu.
A calibragem é necessária para evitar vibrações. Ela também ajuda a combater o desgaste precoce das peças da suspensão, guidom e dos pneus.

Dois pontos importantes:
· As dimensões dos pneus devem ser homologadas pelo fabricante.
· As inspeções periódicas devem ser feitas em revendedores autorizados para que sejam detectados problemas do tipo: pneu cortado, envelhecido, com deformação no flanco (bolha) etc.

Diversas:

Ganho financeiro
Quando se usa um pneu correto, adequado ao tipo de veículo, garante-se um desgaste normal, aderência apropriada e menor fadiga dos componentes de suspensão, o que resulta numa maior economia.

Segurança
O pneu correto vai interagir harmoniosamente com as variáveis de torque, aquecimento, freagens, curvas, etc, garantindo segurança nos diversos tipos de utilização.

Como posso estocar pneus e conservar suas características?
- Na desmontagem, lavar os pneus com água e secá-los bem;
- Retirar os corpos estranhos (cascalhos, por exemplo) situados nas ranhuras do pneu;
- Uma estocagem bem feita evitará o envelhecimento prematuro dos pneus;
- Se os pneus estiverem encaixados nas rodas, estocá-los deitados ou suspensos;
- Se eles estiverem sem a roda, estocá-los em pé;
A Michelin aconselha armazenar os pneus em local seco, com temperatura de conforto (nem frio nem quente) e protegido da luz.

Perda do Seguro
As seguradoras podem recusar a cobertura do sinistro se for detectado que os danos ocasionados ao veículo foram decorrentes da utilização de um pneu montado fora das medidas e índices homologados pela montadora.

Conforto e estabilidade
Um veículo com certa performance "exige" um pneu à altura, que ofereça estabilidade e precisão em altas velocidades e repostas rápidas à solicitação do motorista, sem com isso comprometer o conforto nem tirar o prazer de dirigir.

Danos de utilização
Nenhum fabricante garante o pneu caso seja constatado que os danos em questão se originaram da montagem de pneu incorreto para aquele tipo de veículo.

Posso utilizar nitrogênio para inflar os pneus?
O uso do nitrogênio pode trazer alguns benefícios ao Pneumático:
- Menor temperatura de trabalho do pneu;
- Menor oxidação do material ferroso (cabos de aço);
- Menor perda de pressão, já que o nitrogênio não migra com facilidade através da borracha.
Caso infle os pneus com nitrogênio, sempre faça a manutenção das pressões apenas com nitrogênio, caso contrário ele perderá seu efeito.

Amortecedores

Os amortecedores de um veículo, além da função amortecimento, também garantem dirigibilidade e segurança. Eles são itens importantes da suspensão e atuam como freio do movimento das molas. São eles os responsáveis por atenuar os impactos na carroceria e manter os pneus sempre em contato com o solo. Segundo o Manual do Proprietário do veículo, a troca é recomendada em media a cada 40.000 km.

O Proprietário do veiculo pode verificar a cada 5.000 km se há vazamento de óleo nos amortecedores. Isso pode ocorrer por causa de fortes impactos, no caso de passar em um buraco em alta velocidade, por exemplo. O vazamento de óleo, além de causar a perda de ação dos amortecedores, danifica outros componentes, como batente, coifas e molas.
Rodar com o carro com os amortecedores em mas condições de uso, culmina em gasto maior com manutenção e em grande perigo aos usuários. Desgaste irregular e prematuro dos pneus, desconforto em terrenos acidentados, falta de estabilidade, barulhos e perda da eficiência do sistema de frenagem são estas as conseqüências mais comuns.

Em veículos que utilizam suspensão do tipo McPherson, se o amortecedor quebrar, a tendência é que a roda desprenda-se do veiculo, podendo ocasionar um grave acidente.


Baterias

A bateria é uma fonte de energia para o veículo. Complementando a função do alternador, que é o grande responsável pela geração de corrente elétrica necessária para todo o carro. A principal função da bateria é garantir a ignição, pois o alternador só é ativado quando o veículo já está em movimento. junto com o regulador de voltagem, avalia e regula a corrente elétrica produzida pelo alternador.

As baterias fabricadas hoje em dia têm vida útil de três anos e não requerem manutenção. Mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados. Se o regulador de voltagem ou mesmo o alternador apresentar algum problema, a bateria pode perder carga e ser inutilizada. Portanto, ao menor sinal de alguma pane elétrica, leve o veículo para uma avaliação mais detalhada em uma oficina.

Bateria descarregada é sinônimo de carro parado, pois você não vai conseguir dar a partida no veículo. Em casos extremos, o mau funcionamento do alternador pode causar sobrecarga na bateria, fazendo com que ela perca eletrólito – líquido existente dentro da bateria. Isso pode produzir faíscas dentro na bateria, e até ocasionar uma explosão.

A falha de sistemas eletrônicos integrados, como alarme e dispositivos antifurto, é uma outra conseqüência do mau funcionamento da bateria. Sem energia, nenhum deles funciona..

Bomba de Combustível

A bomba de combustível fica alojada dentro do tanque (alguns veículos, no passado, utilizavam bombas elétricas fora do tanque) e tem como função mandar a gasolina ou álcool, por meio de mangueiras, para o motor.

Nesse caminho, o combustível passa primeiro por um pré-filtro, que faz parte do conjunto da bomba, e depois pelo filtro de linha (combustível). A falta de Manutenção Preventiva desses dois componentes são os principais causadores de problemas na bomba. Por isso, a limpeza periódica do pré-filtro e a troca, conforme especificação do fabricante, do filtro de combustível são fundamentais para garantir uma maior vida útil e um bom funcionamento desta peça.

A recomendação é de que a limpeza e substituição dos filtros sejam feitas a cada 15.000 km. Mas este prazo pode variar conforme o local onde o veículo transita. Em grandes centros urbanos, com grande concentração de poluentes, ou em estradas de terra, o prazo de validade dos filtros pode reduzir consideravelmente.

Outro fator importante é a qualidade do combustível utilizado. Evite abastecer o carro em locais duvidosos, para não utilizar gasolina adulterada. O uso indevido do álcool em veículos movidos originalmente a gasolina também é prejudicial. Além disso, os veículos que foram convertidos a GNV não devem andar com o tanque vazio. Isso prejudica o funcionamento da bomba e reduz a sua vida útil.

A falta de uma manutenção periódica compromete a ação da bomba, ocasionado perda de potência, falha em retomadas de velocidade, dificuldade na partida e até mesmo a parada inesperada do veículo.

Câmbio

Verifique o nível do óleo do câmbio a cada 30.000 km. Alguns modelos não necessitam troca (consulte o manual do seu veículo).

Evite trancos durante as trocas de marchas, você pode estragar os anéis sincronizados e quebrar alguma engrenagem .
Não use o pedal da embreagem como apoio para o pé, se fizer isso a vida útil da embreagem estará comprometida.

Embreagem

O que pode prejudicar sua embreagem?

São diversas situações que originam problemas na embreagem, devido particularmente ao uso inadequado pelo motorista. Vejam quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem:

- Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha; pois quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes;

- Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio; este hábito causa um desgaste excessivo do disco. nestas situações, utilize sempre o freio do veículo;

- Não ultrapasse a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma;

- Evite arrancadas bruscas, para não forçar todo o sistema e desgaste prematuro dos componentes

- Nunca saia com o veículo em segunda marcha;

- Evite reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor.

Escapamentos

Manutenção Preventiva

Se o veículo possuir catalisador, evite fazê-lo pegar no tranco. O combustível ainda não queimado pode se alojar no interior do equipamento, o que aumenta o risco de superaquecimento do motor.

Filtros

Um veículo é dotado de quatro filtros de extrema importância para o funcionamento de todo o sistema.

São eles: filtro de óleo, combustível, ar e cabine (independente de haver ar-condicionado).

Eles têm a função de filtrar impurezas como poeira, ferrugem, partículas metálicas e gases tóxicos, entre outros inúmeros resíduos que podem afetar os sistemas que protegem, além do motorista e dos passageiros. Fabricantes recomendam seguir as instruções do Manual do Proprietário do veículo, que indica o tempo e quilometragem para a troca destes componentes. Esse prazo pode variar conforme as condições de utilização do veículo, por exemplo, em ambientes de muita poluição e poeira ou situações que demandem maior desgaste do motor. Se houver uso excessivo da marcha lenta, a troca deverá ser antecipada, pois o filtro estará sujo antes do tempo recomendado.

Por isso, a Manutenção Preventiva baseada em um check-up regular das peças é a maneira indicada e mais eficaz para todos os componentes do veículo. A falta de Manutenção Preventiva e a substituição dos filtros provocam aumento de consumo de combustível e desgaste prematuro de inúmeras peças do motor, como o pistão, por exemplo, que pode ser danificado por uma pedrinha que passe pelo filtro de ar desgastado e entre na câmera de combustão do carro. Neste caso, uma troca de filtro de menos é muito mais barata que a retífica ou a troca de peças mais caras do propulsor. Além disso, veículos com filtros de combustível, óleo e ar de motor vencidos poluem mais. Outro filtro muito importante para a saúde do condutor do carro é o de cabine. Ele é responsável pela filtragem das impurezas e tóxicos do ar que entram no carro.

Sistema de frenagem

A atenção deve ser redobrada com a Manutenção Preventiva. Ele é composto por cabos e cilindros, mas as peças mais importantes são as que atuam efetivamente na frenagem do carro: discos, pastilhas e tambor. Estes componentes agem diretamente na roda do automóvel e fazem o carro parar quando se pisa no pedal.

- Geralmente, discos e pastilhas ficam localizados na parte dianteira, e são responsáveis por cerca de 70 a 80% da eficiência do freio de um carro. Esse conjunto tem melhor performance, pois dissipa melhor o calor e a água, além de ter manutenção mais simples.

- Já o conjunto tambor / lona fica alojado na roda traseira. A revisão periódica em oficinas é recomendável a cada 5.000 km. Mas antes disso, dependendo da utilização do veículo, o sistema pode apresentar algum problema. São eles: vibração e desvio de rota na hora de frear, curso muito longo da alavanca de freio de mão, altura do pedal (baixa e alta) e constantes barulhos quando se pisa no freio.

Outro componente a ser avaliado é o fluido do freio, como ele absorve a umidade do ambiente, sua vida útil é de cerca de um ano ou 10.000 km. Passando disso, o fluído já estará com uma parcela significativa de água, diminuindo sua eficiência no acionamento dos freios. A falta de fluido pode ocasionar a perda completa dos freios. O desgaste do sistema de freio e a falta de Manutenção Preventiva são garantias certas de graves problemas.


Lubrificante

O lubrificante indicado para o motor garante sua função de lubrificação, entretanto sofre desgaste durante seu trabalho e deve ser substituído conforme indicado no manual do veiculo

• Substitua os filtros de óleo.

• Nos intervalos entre trocas não esqueça de verificar sempre o nível de óleo, completando quando necessário com um aditivo para o óleo adequado, restabelecendo as propriedades do lubrificante. Assim o motor tem tudo para estar sempre limpo e perfeitamente lubrificado.

Palhetas

Manutenção Preventiva

Não utilize detergente comum no reservatório de água do limpador de pára-brisas. Coloque apenas produtos indicados pelo fabricante, pois a oleosidade de certos produtos podem forçar a bomba elétrica. Além disso, a borracha das palhetas pode ficar ressecada, forçando uma troca desnecessária.